top of page
Buscar

Boletim informativo da Associação Vauban Número 153 de 21 de junho de 2024

  • bcs543
  • 27 de ago.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 1 de set.

ree
ree
ree
ree
ree
ree

CONGRESSO VAUBAN

A Associação Vauban, presidida por Alain MONFERRAND, também membro do comité científico da Rede Vauban, esteve presente em Longwy. Durante esta visita, que contou com a presença de 64 membros de diversas origens (todas as regiões de França, mas também dos Países Baixos, Luxemburgo, Bélgica e até do Canadá e dos EUA), a cidade de Longwy apresentou os vestígios do seu património militar, bem como o seu saber-fazer em cerâmica. A manhã prosseguiu na Câmara Municipal de Longwy-Haut, onde Vincent HAMEN, presidente da Câmara de Longwy, e Isabelle MAHADE, adjunta para o Património, apresentaram os futuros projetos da cidade. Seguiu-se um momento de intercâmbio sobre o Património

Vauban, durante o qual o presidente Monferrand recebeu a medalha da cidade de Longwy e o presidente da Câmara a da Associação Vauban, criada em 2007 para o tricentenário da morte do marechal. Uma ocasião para recordar que a Associação Vauban, criada em 1981, está na origem da Rede Vauban, detentora desde 2008 do selo Património Mundial da UNESCO.


ENTREGA DO PRÉMIO DA A.V. EM UXEGNEY

Durante a nossa assembleia geral em Metz, no passado dia 12 de junho, o prémio da Associação Vauban foi atribuído a Uxegney. Uma oportunidade para o presidente Monferrand e os participantes do Congresso procederem à entrega oficial do prémio durante a nossa visita às fortificações no dia 15 de junho seguinte.

Em 1993, a A.V. atribuiu um prémio a Uxegney pela sua gestão das fortificações de Uxegney e Bois l'Abbé. Desta vez, trata-se de constatar a conclusão da restauração do forte de Uxegney e a reconstrução da rede ferroviária de via 60 que ligava os dois fortes desmantelados após a

guerra.

Outro prémio foi atribuído ao forte do Pugey pela sua restauração e ao Coronel Henri Ortholan pelo seu trabalho escrito sobre as fortificações.


PLACE A GUTEMBERG

Pré-estreia da exposição, quinta-feira, 27 de junho 2024, das 16h às 21h: acesso antecipado à

exposição, com a presença de mediadores e mediadoras nas salas. A entrada do público

será limitada ao número máximo de pessoas permitido por motivos de segurança.

17h: percurso para crianças com

uma mediadora (sem inscrição prévia e dentro do limite de vagas disponíveis) no Museu

Histórico da Cidade de Estrasburgo, 2, rue du Vieux-Marché-aux-Poissons, Estrasburgo

A exposição estará aberta ao público de sexta-feira, 28 de junho de 2024, a 23 de fevereiro

de 2025, com pré-estreia na quinta-feira, 27 de junho, das 16h às 21h. A exposição apresenta o monumento a Gutenberg de David d'Angers - restaurado para a ocasião - bem como as Festas de Gutenberg de junho de 1840, organizadas para o 400.º aniversário da invenção da imprensa (estando Estrasburgo para 2024 capital mundial do livro).


NEUF BRISACH

Quase dois anos após se instalarem nas fortificações de Vauban em Neuf-Brisach. Os seus

barris envelhecem na casamata 67, Porte de Bellefort, numa área de 100 m²: o casal de viticultores que se instalou no local acaba de lançar as suas primeiras garrafas. Uma aposta bem-sucedida, é um local muito bom para envelhecer vinho, as temperaturas variam pouco.


MUSÉU REAL DO EXÉRCITO DE BRUXELAS

Nova exposição temporária: Modelos reduzidos, canhões!

A exposição estará aberta ao público de 28 de junho a 27 de setembro de 2024.


PLACE GUILLAUME HENRI DUFOUR EM CORFU

Reportagem televisiva a partir da transmissão televisiva da inauguração,

menção à AV pela nossa antiga Secretária-geral adjunta, Marie

Pierdait, aos 17 minutos e 00 segundos


CANDIDATURA À UNESCO DE ALMEIDA, VALENÇA DO MINHO E MARVAO

António Machado (Almeida), Luís Vitorino (Marvão) e Manuel Lopes (Valença do Minho) são os responsáveis municipais que apresentaram esta candidatura, oficialmente registada no passado dia 4 de junho, e estão convencidos de que um eventual reconhecimento pela UNESCO irá certamente reforçar o valor universal destes locais. A cerimónia decorreu no Centro de Estudos de Arquitetura Militar de Almeida, com a associação Vauban representada pelo seu presidente Alain Monferrand, devido à experiência adquirida com o lançamento da candidatura da rede Vauban e à parceria estabelecida com esta futura rede. A candidatura em série das fortificações baseia-se em conjuntos históricos únicos, com um conteúdo e património excecionais, de grande autenticidade. Para o presidente da Câmara de Almeida, a entrega do dossiê constitui um grande avanço e um sucesso. António Machado espera que esta candidatura seja bem-sucedida, valorizando e promovendo o desenvolvimento económico, social e cultural dos territórios. O presidente da Câmara Municipal de Almeida considera que, se este pedido for aprovado, novos investimentos poderão surgir dentro das muralhas.

António Machado espera que o processo seja transmitido a Paris, onde se encontra a sede da UNESCO, com o aval do Ministério dos Negócios Estrangeiros, do Governo e do Presidente da República Portuguesa.

 
 
 

Comentários


municipios_logo_rfar

Projeto cofinanciado por:

bottom of page