Projeto "Presos no Museu" distinguido pela Federação Europeia das Cidades Napoleónicas
- há 1 dia
- 2 min de leitura
O Museu Histórico-Militar de Almeida recebeu com enorme satisfação a atribuição de um prémio da Federação Europeia das Cidades Napoleónicas (FECN) ao projeto "Presos no Museu", distinção entregue durante a Assembleia Geral Anual da Federação, realizada entre os dias 31 de maio e 2 de junho de 2026, em Herceg Novi, Montenegro.
Esta iniciativa, integrada no Serviço Educativo do Museu Histórico-Militar de Almeida, foi reconhecida pelo seu contributo para a valorização e divulgação da História e do património associado às Invasões Francesas, constituindo um importante incentivo para continuarmos a desenvolver projetos inovadores e de proximidade com a comunidade.
O Museu Histórico-Militar de Almeida recebeu ainda uma Menção Honrosa pelas ações educativas desenvolvidas no âmbito da temática napoleónica, reconhecimento que evidencia o trabalho contínuo realizado pelo Serviço Educativo na promoção do conhecimento histórico junto dos diferentes públicos.
Criado em 2023, o projeto "Presos no Museu" tem registado um enorme sucesso desde a sua primeira edição, esgotando consistentemente todas as vagas disponibilizadas. Este resultado demonstra o interesse e o entusiasmo com que a comunidade tem abraçado esta iniciativa, bem como muitos dos outros projetos promovidos pelo Museu.
Este reconhecimento é também o resultado de um trabalho coletivo. Assim, expressamos o nosso sincero agradecimento à equipa do Museu Histórico-Militar de Almeida, à equipa da Divisão de Património Histórico, Cultural e Documental do Município de Almeida, ao Marco Pitt e à Companhia Hereditas, parceiros fundamentais na conceção, desenvolvimento e concretização deste projeto.
A crescente procura das escolas pelas visitas orientadas, oficinas pedagógicas e pelo Caderno de Atividades do Museu constitui igualmente um sinal muito
positivo. O interesse demonstrado pela comunidade educativa reforça a convicção de que estamos no caminho certo, desenvolvendo uma oferta educativa de qualidade, capaz de aproximar os mais jovens da História e do património local.
Por fim, deixamos uma palavra de agradecimento a todos os participantes, comunidade, professores, alunos, famílias e visitantes que, ao longo dos últimos anos, têm contribuído para o sucesso das nossas iniciativas. Este prémio e esta menção honrosa pertencem também a todos aqueles que acreditam no valor da História, da educação e do património como instrumentos de conhecimento, cidadania e identidade.
Continuaremos a trabalhar com o mesmo empenho para que o Museu Histórico-Militar de Almeida seja um espaço vivo de aprendizagem, descoberta e valorização da nossa memória coletiva.

























Comentários