Valença oficializa candidatura das Fortalezas Abaluartadas da Raia à UNESCO
- bcs543
- 28 de jun.
- 1 min de leitura
Atualizado: 9 de jul.

No dia 3 de junho de 2024, foi oficializada a candidatura das Fortalezas Abaluartadas da Raia a Património Mundial da UNESCO, num ato simbólico realizado no Centro de Estudos de Arquitetura Militar de Almeida.
Mais de uma década após o início do processo, os municípios de Valença, Almeida e Marvão formalizaram a entrega do dossier final ao presidente da Comissão Nacional da UNESCO, embaixador José Moraes Cabral. Segundo José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, a classificação como Património Mundial será essencial para a preservação, valorização e projeção turística das fortalezas, tanto a nível nacional como internacional.
Acrescentou ainda que esta distinção contribuirá para melhorar a experiência dos visitantes, proporcionando um contacto mais profundo com a história do território. Esta candidatura distingue-se por ser aberta e em série, representando um modelo inovador de valorização do património transfronteiriço.
A entrega oficial da proposta à UNESCO está prevista para 2025, em Paris, onde será avaliada por um grupo de peritos internacionais antes de seguir para deliberação do Comité do Património Mundial.
Comments